Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ups, I have a home to care

Ups, I have a home to care

17
Set20

Regresso às aulas = Meninos Prisioneiros


Ups! I have a home to care

Podemos começar pelo título, estaremos nós perante um regresso às aulas ou estaremos nós a aprisionar os nossos filhos? 

Recordo que às crianças tudo é exigido sem direito a resmunguices, foram elas as mais sacrificadas durante toda esta pandemia, continuam a ser. A elas foi exigido que deixassem de ir à escola, foram proibidas de estar com os amigos, foram fechadas em casa em frente a um computador onde lhes foi exigido o "desenrasca-te e aprende"! Foram elas que ficaram meses sem conviver com os amigos, enquanto os pais já haviam retomado as suas rotinas (aqueles que nunca as abandonaram), os pais voltaram aos seus trabalhos, ao cafezinho com o amigo, à pausa para o cigarro, pavonearam-se pelos shoppings, alguns foram até a Fátima rezar pelo fim da pandemia.

Hoje foi o regresso às aulas da M e tenho a dizer que estou revoltadíssima. A minha filha estará mais "presa" e mais fechada dentro daquela escola do que o que estava em casa (e não, eu não sou a favor do ensino à distância), mas em casa ela tem o privilégio de ter espaço exterior onde pode ir respirar ar puro sempre que possa. E na escola?? Passo a apresentar algumas das medidas tomadas na escola dela:

- Comecemos pelo horário que foi entregue mas que afinal pode não ser nada assim. Os meninos têm uma hora de entrada que pode não ser assim, a hora de almoço igual bem como os intervalos;

- Idas à casa de banho só em tempo de aulas, o professor tem de perceber se o aluno tem mesmo vontade ou está apenas a tentar esquivar-se de 5 minutinhos de aula. Não sei, talvez o professor veja na cara deles se eles estão a ficar amarelitos coitaditos, precisam de fazer um xixi, o João meio pálido está cheio de dores de barriga, a Maria está com boa cor ainda aguenta mais um pouco o xixi. E as adolescentes que têm as suas necessidades de "mulher" lá têm de sacar o pacotinho do penso higiénico e dizer "Mas ó 'stor é mesmo urgente" O covid ataca as casas de banho das escolas, já nas casas de banho dum shopping ou supermercado, completamente sem regras não há problemas, até porque o vírus não gosta muito de fazer compras;

- Intervalos - Aqui, para mim, está o ponto mais egoista dos senhores que mandam e decidem no nosso país. Na escola da minha filha os meninos terão alguns intervalos ao longo do dia, de 5 minutos (UAU, tanto tempo) e um intervalo maior de 10 minutos (fod@$€ mesmo grande), sendo que só neste intervalo de 10 minutos é que os meninos poderão vir à rua. Repito, nas váriass horas de aulas, o único intervalo em que os meninos vêm à rua é no intervalo de 10 minutos da manhã. Um intervalo onde não se irão misturar os meninos dos vários anos lectivos da escola, pois cada ano irá à rua na sua vez. Nos outros intervalos os meninos têm de permanecer na sala, podem dar-se ao luxo de se levantarem para esticarem as perninhas mas não podem circular. Por acaso ainda hei-de pesquisar sobre o tempo de intervalo que os reclusos estão a poder usufruir nas cadeias, vai na volta e têm mais algum tempinho que as nossas crianças.

- Horas de almoço - o horário de almoço indicado no horário escolar pode não ocorrer nesse período indicado, assim que a cantina da escola esteja vaga os meninos podem ser chamados a almoçar, mesmo que sejam 12:00 e a hora prevista de saída para almoço fosse às 13:00. A escola dá preferência a que os pais levem os meninos a almoçar a casa, mesmo que estes nunca saibam a que horas isso possa acontecer.

- A escola irá hoje distribuir 3 máscaras reutilizáveis aos meninos e eles só poderão usar essas, dão para 25 lavagens cada uma, segundo a professora é o suficiente para o primeiro período. Sim, se os meninos andarem o dia inteiro 6-7 horas por dia com a mesma máscara estou cpompletamente de acordo. Se porventura à hora de almoço trocarem por uma limpa já usaram 2 das 3 máscaras. No final do dia há que fazer uma maratona a lavar e secar para que no dia seguinte estejam novamente 2 máscaras da escola disponíveis.

- A sala da M estava completamente cheia de mesas, 12 mesas para uma turma de mais de 20 alunos. Como será feita a organização da sala, a escola ontem ainda não sabia.

- Educação física não terá banhos, todas as aulas de Ed. Física da M serão de manhã, muito agradável passar o resto do dia suado. 

São muitas as alterações, sendo que estas são na minha opinião as mais assustadoras enquanto mãe. E fazem-me afirmar convicta de que as nossas crianças se irão sentir verdadeiras reclusas da escola.

sharon-mccutcheon-dW6FP74AhIU-unsplash.jpgPhoto by Sharon McCutcheon on Unsplash

Sigam-me

Ganhar uns trocos com Inquéritos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub