Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ups, I have a home to care

Ups, I have a home to care

22
Abr18

Antes e depois da maternidade


Ups! I have a home to care

Já sou mãe à dez anos, dez...

Não trocava a minha família por nada deste mundo, não mudava nada do que vivi, as decisões que tive de tomar sendo que a mais importante delas foi a de assumir o papel de mãe.

Mas inevitavelmente dou por mim a comparar o antes e o depois. A maternidade transforma-nos, é mesmo verdade. Não é apenas uma frase num poster qualquer colado algures, é a verdade da vida.

Transforma-nos enquanto mulheres, a forma como encaramos a vida, torna-nos mais sensíveis e ainda assim mais fortes que nunca. Transforma-nos em leoas dispostas a mostrar as garras caso alguém se meta com a nossa cria. 

Bem sei que a maternidade não é vivida de forma igual pelas mulheres. Há quem adore, há quem fique de cabelos em pé, e há mesmo quem não se reveja no papel, não se sentindo capaz ou noutros casos até há quem não goste de assumir o papel de mãe.

A verdade é que gostando ou não de assumir o papel a nossa vida nunca mais será a mesma.

b1df9470efacd90fed8e62623441d4c5.png

Free images by pngtree.com

 

#1 - 👜 A tua mala nunca mais será só tua

Sempre que precisares de tirar a carteira da mala vais tirar primeiro uma embalagem de toalhitas, uma chucha de reserva, um brinquedo para o caso de ele chorar, 2 ou 3 lenços amachucados que guardaste na mala depois de lhe limpares o nariz, e lá no fundinho finalmente encontras a carteira.

 

#2 - 🔋 Bateria fraca

A tua e a do telemóvel. Vão haver dias em que te vais sentir um verdadeiro zombie a deambular pela casa. Vais dar por ti a pensar que estás tão cansada, como é que a energia dele não acaba nunca. Vais andar a meio gás, a dormitar pelos cantos, a aproveitar cada minutinho de sesta. E depois, depois começas tu a ganhar bateria e o teu telemóvel a perdê-la. Nunca mais conseguirás fazer um dia completo sem ter de dar um pouco de carga ao telemóvel a meio do dia. São as músiquinhas infantis do youtube para o entreter enquanto come a papa, as músicas do Panda e os filmes do Noddy. São os jogos para aprender as cores e os sons dos animais. Haja bateria, para ti e para o telemóvel.

 

#3 - 👪 O meu filho não fará birras

Admitam, quantas vezes viam uma criança no supermercado a fazer uma grande birra e deram por vocês a pensar "quando tiver um filho não o deixarei fazer birras".

Balelas meus amigos, balelas.

Eles farão birras, todas as crianças fazem birras, nós também as fizemos. Faz parte deles, da forma de se expressarem. Agora sim, cabe-nos a nós, dizer Não!, porque o não educa, cabe-nos a nós impôr limites às birras. Como sabem trabalho num supermercado e vejo cada birra que me deixa boqueaberta. Meninos já crescidinhos, querem falar mais alto que os pais, tratam-nos mal, pontapeiam. Isso para mim não é birra, é mesmo má educação.

Mas acreditem, sim irão haver birras. Há sempre.

 

#4 - 🛀 Casa limpa não é sinónimo de casa arrumada

Jamais voltarás a ter a casa arrumada. Estará limpa, sem pó nos móveis e os tapetes aspirados, os vidros espelham tanto que ele vai querer esfregar lá as mãozitas cheias de papa. Mas haverá brinquedos, muitos brinquedos por todo o lado. E os blocos de construção (os famosos Leggo) espalhados no chão. Aí sim vais sentir a pior dor à face da terra quando descalsa pisares uma dessas pecinhas, a verdadeira tortura. Vais-te sentar no sofá para descansares 5 minutinhos e darás conta de um brinquedo debaixo do teu rabo a soltar uma música estridente qualquer, apressas-te a desligá-lo antes que o bebé acorde.

Terás visitas que vão dizer que os seus filhos não desarrumam nada. São super bebés, seres vindos de outro planeta cuja ciência ainda não conseguir alcançar para fazer pesquisas. As crianças brincam, e para brincar desarrumam. Têm é de aprender, na devida idade, a guardar de volta o que desarrumaram.

 

#5 - 👗 Outfit mãe em ação

Cabelos meios penteados, meios por pentear, presos num rabo de cavalo. As primeiras calças de ganga que te vieram à mão e ups!, já na rua reparas que tem uma mancha resultante da luta que foi fazê-lo comer a sopa ao almoço. Paciência, ninguém vai reparar (pensas tu).

Ou até te aperaltas toda para sair, mas nunca conseguirás chegar a casa com a roupa imaculada. Reza até para que nenhuma alma bendita se lembre de lhe oferecer um chupa. Aí dás em doida. Ele vai ficar todo besuntado e vai fazer questão de te besuntar também, cabelo, roupa nada sobreviverá ao atentado do chupa.

 

#6 - 👶 Secção infantil

Esta é sem dúvida a maior alteração. 10 anos depois de ser mãe continuo com a secção infantil cravada em mim. Mal entro numa loja é a primeira secção a visitar. Posso entrar numa loja com a vontade/necessidade de comprar alguma coisa específica para mim, mas vou sair de lá com um bacio que dá música sempre que ele fizer xixi no bacio, mais um ou dois vestidos floridos e com folhinhos, uma bandolete com um laço enorme, umas meias até ao joelho tão lindas, e ups! o que é que eu vinha comprar para mim?

 

#7 - 🙅 Vais passar a adorar baloiços e parques infantis

Este será o teu passeio diário, ali ele nem se vai lembrar que tem mãe. Quer é brincar, correr, saltar, espernear, sujar-se. Ali ele pode tudo. Enquanto isso conversas com os pais que estão no parque e começas um concurso para desobrir qual o bebé que faz mais cocós.

 

#8 - 🧟‍♀️Dormir até tarde, nunca mais

Bem, isto de dormir até tarde nunca mais enquadra-se nas mães que dormem verdadeiramente. Aquelas que passam a noite acordada por causa dos seus bebés, força, estou convosco. 

 

#9 - 💩 Perito de cocós

Não pelas conversas que tens no parque com os outros pais, mas porque na verdade tornas-te um perito a analisar os cocós do teu bebé. Nunca mais vais abrir uma fralda sem analisar se está tudo bem.

 

#10 - 📷 1000 fotos do bebé, 1 tua

São fotos da primeira papa, o primeiro dente, o primeiro cocó no bacio, a chorar, a rir, sentado, a dormir. Num ápice terás a memória do telemóvel cheia com fotos deste pequeno ser. Terás de percorrer toda a galeria para conseguires achar uma foto tua, mais raras ainda serão as fotos tuas sem umas olheiras taé aos queixos.

 

#11 - 🚾 Plateia na casa de banho

Nunca mais te irás sentir sozinha no WC, terás sempre plateia a assistir, a olhar para ti e fazer perguntas enquanto tu só querias fazer o teu xixi sossegada.

 

#12 - 🍭 Comer doces às escondidas

Não é o bebé, és mesmo tu. Vais dar por ti, fechada na despensa a comer doces às escondidas dele. São todas tuas, não vais partilhar nada com ele.

 

Mas são todas essas peripécias e muitas mais que nos tornam cada vez mais unidos. É tudo isso que faz com que o amor entre mãe e filho cresca mais a cada dia.

 

Sigam-me

Passatempos na Internet

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D