Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ups, I have a home to care

Cabrito em forno de lenha

Uma das vantagens de morar numa zona rural, não são só os passarinhos e os campos enormes, não é o cheiro a caca de ovelha pelas ruas , não é só o sair da porta e ter uma horta ali logo ao lado. Há os velhinhos fornos de pedra, onde já os nossos bisavós coziam o pão. E verdade seja dita, não há comida como a cozida nos fornos de lenha. 

Deixo-vos uma receita, tradicional, daquelas que é só mesmo para quem gosta. Confesso, eu não gosto de comer cabrito, mas quem o provou aprovou.

Desta vez não tirei medidas aos ingredientes que usei, portanto vou só especificar os ingredientes necessários. As medidas fcarão ao vosso gosto, até porque nos assados a minha opinião é que as medidas variam de gosto para gosto, há quem goste de paladares mais apurados outros não.

 

Eu comecei por colocar, na véspera, a carne a marinar em vinho branco caseiro, bastante alho picado, alecrim, colorau, uma folhinha de louro, um fio de azeite. O cabrito tem de ser muito bem limpo, retirar bem as gorduras em excesso para não dar um travo enjoativo.

No dia seguinte coloquei numa assadeira, o cabrito e a marinada, e coloquei um pouco de sal marinho. Levei ao forno de lenha bem quente. De vez em quando fui regando com o molho da marinada e vinho branco, para não ficar seco, mas manter uma textura estaladiça.

Acompanha com batata assada e arroz.

11752444_975548329154790_7430335492173817057_n.jpg