Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ups, I have a home to care

Cabelos - Mitos e verdades

Com o calor a apertar, as idas à praia e a exposição solar, o cuidado com o cabelo deve ser redobrado. 

Estes são alguns dos mitos em relação aos cuidados do cabelo, será que são todos verdade ou nem por isso? :D

 

  • Todos os champôs são iguais. O facto de existirem um champô para cada tipo de cabelo é mais marketing que outra coisa.

MENTIRA - Cada tipo de cabelo requer os seus cuidados especiais.E por isso mesmo existem vários tipos de produtos capilares, cada um deles adequado às características dos mais variados tipos de cabelo.

 

  • Lavar o cabelo todos os dias faz mal.

MENTIRA - Ao contrário do que se costuma dizer, lavar o cabelo diariamente não faz mal ao cabelo. O que pode acontecer é uma redução da oleosidade natural que a pele produz, para proteção do cabelo, podendo assim o cabelo tornar-se um pouco mais ressequido. 

 

  • Dormir com o cabelo molhado faz mal.

VERDADE - ao dormir com os cabelos molhados, o processo de secagem irá ser muito maior, e a probabilidade de aparecimento de fungos é enorme. Além do que, o mais provável no dia seguinte é acordar com uma bela de uma constipação.

 

  • Quem tem cabelo oleoso não precisa usar condicionador.

MENTIRA - A função do condicionador é equilibrar a oleosidade que foi retirada pelo champô, a oleosidade natural que dá um aspecto saudáve ao nosso cabelo. Portanto, ainda que adequado às características do cabelo de cada pessoa, o condicionador não deve ser dispensado.

 

  • Lavar o cabelo com água fria é mais saudável do que com água quente.

VERDADE - Aqui não é bem nem verdade nem mentira, seria mais um "meio". Lavar os cabelos com água demasiado fria, bem como com água quente, remove todas as características protectoras que os nossos frios de cabelo possuem. O ideal portanto, será uma temperatura morna de uns 22ºC.

 

  • O típico cabelo apanhado não é saudável aos cabelos, os cabelos partem-se mais.

VERDADE - Principalmente quando o elástico fica muito apertado, a tendência a que o cabelo parta é maior. Por isso, apanhe o cabelo so quando for necessário e evite apertar demais o elástico.

 

  • A caspa é uma característica apenas do cabelo oleoso.

MENTIRA - Também os ditos cabelos normais ou mesmo os mais secos podem ter caspa.

 

  • Não se deve usar o secador de cabelo todos os dias.

VERDADE - O uso diário de secador pode torná-lo ressequido, com um aspecto  desagradável. O aconselhável é usar secador apenas quando muito necessario e sempre afastado do cabelo, para que não queime.

 

  • Cortar o cabelo, ajuda a que ele cresca mais rápido.

MENTIRA - Não há qualquer tipo de interferência de uma coisa com a outra. No entanto, convem sempre cortar as pontas duplas, espigadas, para que o cabelo não perca o seu aspecto saudável e o seu brilho.

 

O champô que deixa o cabelo da sua amiga tão lindo pode não ser o mais apropriado para si. Lembre-se sempre disso. Cada cabelo tem as suas características e necessidades.

  • 2 comentários

    Comentar post